segunda-feira, 22 de março de 2010

Importância da água

imagem-agua-para-post-renata-aquino1 

     A água é indispensável a todas as formas de vida. Sem ela os vegetais e animais não existiriam.

     As plantas precisam de água para germinar, crescer, florir e dar frutos. O homem dificilmente sobreviveria uma semana sem beber água.

agua2

     A água existente no nosso Planeta ocupa ¾ da crosta terrestre, formando mares, rios e lagos. Ela penetra no interior da Terra, construindo verdadeiras lagoas e rios subterrâneos.

     A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma directa, pois ela é usada para matar a sede, para higiene pessoal, lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece as nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microrganismos patogénicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde a retirada dos rios até à chegada às residências urbanas ou rurais. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes (bactérias formadas por grupos de diferentes géneros que incluem os Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria . São bactérias que habitam o intestino de animais mamíferos , como o homem) fecais e menos de dez microrganismos patogénicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve evitar-se a sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, resíduos ou sedimentos vindos da erosão.

 

     Será que não precisamos de água ?

     O nosso corpo é, em grande parte, constituído por água. beba
     Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo os nossos ossos.
     O nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber água e outros líquidos para repor essa perda.
     A água ajuda no bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sanguínea e na hidratação da pele.
     Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preservá-la.

     Não a estragas , preserva-a !ing88-lei_agua_2

Sem comentários:

Enviar um comentário