segunda-feira, 22 de março de 2010

"Água Limpa para um Mundo Saudável" é o tema da campanha do Dia Mundial da Água

Em todo o mundo, o mês de Março é dedicado a actividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água. A Organização das Nações Unidas (ONU) orienta o Dia Mundial da Água 2010 para a qualidade da água, com o objectivo de mostrar que na gestão dos recursos hídricos a qualidade desse recurso é tão importante como a quantidade.
Este ano, a campanha promovida pela ONU, para comemorar esta data, tem como tema:

“Água Limpa para um Mundo Saudável”.


Objectivos:
-Promover a consciencialização sobre a conservação de ecossistemas saudáveis e bem-estar humano, abordando os crescentes desafios em relação à qualidade da água na gestão desse recurso;
-Dar um maior realce ao tema da qualidade da água, alertando governos, organizações, comunidades e pessoas em todo o mundo para a adopção de medidas em relação a este tema e de prevenção na contaminação, limpeza e reabilitação.


Em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Assembleia Geral da ONU declarou que no dia 22 de Março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água.
Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar actividades apropriadas ao contexto de cada país.

1 comentário:

  1. Pois "...água limpa para um mundo saudável..." já se viu a prioridade que isto representa para a maioria da população.
    Talvez tivessem mais cuidado e iniciativa se soubessem que uma das causas de futuras guerras será a falta de acesso a água potável.

    ResponderEliminar