segunda-feira, 3 de maio de 2010

A água no equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos

clip_image002Os factores abióticos como a temperatura, a luz, a água e o solo, influenciam a quantidade e a distribuição dos seres vivos no planeta, assim como as suas características físicas e comportamentais.

A água serve de habitat para muitos seres, sendo um dos principais constituintes dos organismos e indispensável a todas as funções vitais.

Um rio não é um simples cursclip_image004o de água. Ao retirar-se água da rede hidrográfica, ou ao alterar-se o seu escoamento, cria-se um impacto ambiental negativo sobre as populações presentes nesse ecossistema. A visão da água como um recurso para os humanos é tão antropocêntrica que, para muitos, o resto das formas de vida parece não existir. Ao retirar água de um curso de água, poucos se dão conta das formas de vida prejudicadas e da extensão dessa acção para o ecossistema.

Pior ainda, é o impacto da devolução dessa água: poluída e raramente tratada de forma adequada. Esta situação pode prejudicar as espécies presentes no curso de água e nas suas margens, tornando o curso de água impróprio para o desenvolvimento da vida ou mesmo inabitável.

Nunca o planeta precisou tanto de água para seus ecossistemas e não só para a utilização por parte do Homem. Os ecossistemas são os grandes "produtores" de água. Além da utilização e degradação da qualidade da água, todas as alterações feitas pela “mão” humana (barragens, canais, alteração no leito), na margem ou nas vizinhanças dos rios (ocupação agrícola, urbana etc.) provocam impactos negativos sobre os ecossistemas em causa e sobre os ecossistemas vizinhos.

clip_image006É urgente a consciencialização da importância da água e de todos os recursos que a natureza nos proporciona. Se não soubermos gerir os recursos sem provocar danos, tudo o que temos poderá tornar-se uma potencial ameaça contra a nossa própria espécie. Todos nós dependemos da Natureza por isso devemos respeita-la.

Para que a nossa Ribeira seja fonte de vida e de bem-estar é necessária uma intervenção activa por parte da população do Entroncamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário