terça-feira, 13 de abril de 2010

Reunião no Departamento de Urbanismo e Obras Municipais

No passado dia 1 de Abril, estivemos presentes numa reunião com o Arquitecto Paisagista Rafael Domingos e o Desenhador Carlos Flores do Departamento de Urbanismo e Obras Municipais da Câmara Municipal do Entroncamento.


No decorrer desta reunião, para além de nos serem fornecidos mapas relativos à zona envolvente à Ribeira entre a Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy D’Andrade e a Estrada Nacional 365, tivemos acesso a uma informação fulcral que moldará o curso já semidelineado do nosso projecto: a zona envolvente à Ribeira para a qual pretendíamos projectar o nosso parque, através de um projecto digi124tal, é constituída por parcelas de terrenos privados, pertencentes a diversos empresários. Deste modo, a execução do referido projecto nos moldes em que se encontra é de todo inviável, sendo que o que poderíamos tentar iniciar seria um projecto para uma possível requalificação das margens da ribeira, integrando-a no meio urbano.


O Arquitecto Paisagista informou-nos ainda que a elaboração do projecto seria um processo bastante moroso e minucioso, esclarecendo ainda que o mesmo compreende várias fases. Assim, apenas algumas destas fases poderiam ser planeadas e eventualmente realizadas pela nossa parte, dando mote a uma acção conjunta na continuação do projecto por parte de outros, no futuro.


É ponto assente que, antes da realização de qualquer estudo para o projecto, numa primeira fase, é necessário realizar uma limpeza das margens da ribeira, removendo todo o lixo, entulho e plantas infestantes. Para tal, o conhecimento das espécies infestantes e das espécies ripícolas, que devem ser colocadas nas margens, é fundamental. O Arq. Rafael prontificou-se as fornecer-nos essa informação, a fim de podermos avançar.


Será neste último ponto que nos focaremos agora essencialmente, através da promoção de actividades que visem a sua realização.


Mais novidades virão em breve!!!


Planta de Localização - Ribeira de Santa Catarina


(Planta fornecida na sequência da reunião)

1 comentário:

  1. Neste País, a realização de alguma coisa é tão difícil que os responsáveis preferem varrer para "de baixo do tapete"; neste caso puseram umas placas de betão por cima da ribeira e...resolveram o problema...o pior é quando há cheias. Na parte não coberta da ribeira? Nessa não se pode tocar...É DE PRIVADOS.

    ResponderEliminar