Os ninhos artificiais são cada vez mais importantes para proteger as aves. As pressões da indústria, agricultura, desenvolvimento das cidades, etc, fazem com que as aves fiquem muitas vezes impossibilitadas de nidificar, porque não têm lugar para fazer o seu ninho. A existência de ninhos artificiais pode em certos casos ser a diferença entre a existência de aves ou a sua extinção num dado local.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Colocação de caixas de ninho nas margens da Ribeira
Os ninhos artificiais são cada vez mais importantes para proteger as aves. As pressões da indústria, agricultura, desenvolvimento das cidades, etc, fazem com que as aves fiquem muitas vezes impossibilitadas de nidificar, porque não têm lugar para fazer o seu ninho. A existência de ninhos artificiais pode em certos casos ser a diferença entre a existência de aves ou a sua extinção num dado local.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Plantação de Freixos na zona envolvente à Ribeira
Esta actividade realizou-se no passado dia 25 de Abril na zona envolvente à ribeira de Santa Catarina . Tivemos a colaboração da Engenheira Florestal Alexandra Carvalho que nos forneceu e ajudou na plantação de alguns freixos (Fraxinus angustifolia).
O Freixo é uma árvore caducifófia que pode alcançar os 20 metros de altura. É uma planta melífera de porte frondoso, com uma silhueta irregular e poucas ramificações secundárias.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
A Câmara Municipal recolheu o nosso lixo!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Acção de Limpeza das margens da ribeira
Apesar da fraca aderência por parte da mesma, a actividade decorreu de acordo com o previsto e, entre as 9 e as 17 horas, com apenas uma hora de intervalo para almoço entre as 13 e as 14 horas, as treze pessoas presentes trabalharam arduamente na recolha e separação do lixo, entre o qual se encontrava diversos "resíduos monstro", tais como móveis, colchões, sofás e electrodomésticos (frigoríficos, televisões, ...), resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro, plástico/metal) e entulho. Este último não pode, no entanto, ser recolhido.
Tratando-se de uma acção simbólica, o seu objectivo passou por sensibilizar a população e as entidades responsáveis para a importância desta questão e para o muito que há a fazer pela Ribeira de Santa Catarina.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Recolha de amostras de água para análises com a colaboração da ARHTejo
Os técnicos realizaram recolhas de amostras de água da Ribeira em dois pontos da mesma (zona a jusante da zona urbana do Entroncamento e zona a montante, próxima das suas nascentes) para posteriores análises químicas, físicas e microbiológicas em laboratório.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Reunião no Departamento de Urbanismo e Obras Municipais
No passado dia 1 de Abril, estivemos presentes numa reunião com o Arquitecto Paisagista Rafael Domingos e o Desenhador Carlos Flores do Departamento de Urbanismo e Obras Municipais da Câmara Municipal do Entroncamento.
No decorrer desta reunião, para além de nos serem fornecidos mapas relativos à zona envolvente à Ribeira entre a Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy D’Andrade e a Estrada Nacional 365, tivemos acesso a uma informação fulcral que moldará o curso já semidelineado do nosso projecto: a zona envolvente à Ribeira para a qual pretendíamos projectar o nosso parque, através de um projecto digital, é constituída por parcelas de terrenos privados, pertencentes a diversos empresários. Deste modo, a execução do referido projecto nos moldes em que se encontra é de todo inviável, sendo que o que poderíamos tentar iniciar seria um projecto para uma possível requalificação das margens da ribeira, integrando-a no meio urbano.
O Arquitecto Paisagista informou-nos ainda que a elaboração do projecto seria um processo bastante moroso e minucioso, esclarecendo ainda que o mesmo compreende várias fases. Assim, apenas algumas destas fases poderiam ser planeadas e eventualmente realizadas pela nossa parte, dando mote a uma acção conjunta na continuação do projecto por parte de outros, no futuro.
É ponto assente que, antes da realização de qualquer estudo para o projecto, numa primeira fase, é necessário realizar uma limpeza das margens da ribeira, removendo todo o lixo, entulho e plantas infestantes. Para tal, o conhecimento das espécies infestantes e das espécies ripícolas, que devem ser colocadas nas margens, é fundamental. O Arq. Rafael prontificou-se as fornecer-nos essa informação, a fim de podermos avançar.
Será neste último ponto que nos focaremos agora essencialmente, através da promoção de actividades que visem a sua realização.
Mais novidades virão em breve!!!
(Planta fornecida na sequência da reunião)
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Uma nova visita à ribeira...
O Nosso (Pequeno) Documentário…
No âmbito da nossa participação no concurso Faz Portugal Melhor, promovido pelo Jornal Científico Ciência Hoje, produzimos, ao longo do mês de Março, um pequeno vídeo sobre a situação-contexto actual da Ribeira de Santa Catarina, reflectindo ainda o trabalho já desenvolvido e o trabalho a desenvolver. Neste documentário, apresentamos ainda o que pretenderíamos desenvolver como produto final: um projecto digital para um futuro parque urbano no Entroncamento na zona envolvente à ribeira.
O vídeo já foi publicado e encontra-se disponível na plataforma Zappiens.
(clique na imagem para visualizar o vídeo)
O vídeo também está disponível no YouTube, clicando aqui.