sexta-feira, 30 de abril de 2010
Colocação de caixas de ninho nas margens da Ribeira
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Plantação de Freixos na zona envolvente à Ribeira
Esta actividade realizou-se no passado dia 25 de Abril na zona envolvente à ribeira de Santa Catarina . Tivemos a colaboração da Engenheira Florestal Alexandra Carvalho que nos forneceu e ajudou na plantação de alguns freixos (Fraxinus angustifolia).
O Freixo é uma árvore caducifófia que pode alcançar os 20 metros de altura. É uma planta melífera de porte frondoso, com uma silhueta irregular e poucas ramif
quarta-feira, 28 de abril de 2010
A Câmara Municipal recolheu o nosso lixo!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Acção de Limpeza das margens da ribeira
Apesar da fraca aderência por parte da mesma, a actividade decorreu de acordo com o previsto e, entre as 9 e as 17 horas, com apenas uma hora de intervalo para almoço entre as 13 e as 14 horas, as treze pessoas presentes trabalharam arduamente na recolha e separação do lixo, entre o qual se encontrava diversos "resíduos monstro", tais como móveis, colchões, sofás e electrodomésticos (frigoríficos, televisões, ...), resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro, plástico/metal) e entulho. Este último não pode, no entanto, ser recolhido.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Recolha de amostras de água para análises com a colaboração da ARHTejo
Os técnicos realizaram recolhas de amostras de água da Ribeira em dois pontos da mesma (zona a jusante da zona urbana do Entroncamento e zona a montante, próxima das suas nascentes) para posteriores análises químicas, físicas e microbiológicas em laboratório.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Reunião no Departamento de Urbanismo e Obras Municipais
No passado dia 1 de Abril, estivemos presentes numa reunião com o Arquitecto Paisagista Rafael Domingos e o Desenhador Carlos Flores do Departamento de Urbanismo e Obras Municipais da Câmara Municipal do Entroncamento.
No decorrer desta reunião, para além de nos serem fornecidos mapas relativos à zona envolvente à Ribeira entre a Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy D’Andrade e a Estrada Nacional 365, tivemos acesso a uma informação fulcral que moldará o curso já semidelineado do nosso projecto: a zona envolvente à Ribeira para a qual pretendíamos projectar o nosso parque, através de um projecto digital, é constituída por parcelas de terrenos privados, pertencentes a diversos empresários. Deste modo, a execução do referido projecto nos moldes em que se encontra é de todo inviável, sendo que o que poderíamos tentar iniciar seria um projecto para uma possível requalificação das margens da ribeira, integrando-a no meio urbano.
O Arquitecto Paisagista informou-nos ainda que a elaboração do projecto seria um processo bastante moroso e minucioso, esclarecendo ainda que o mesmo compreende várias fases. Assim, apenas algumas destas fases poderiam ser planeadas e eventualmente realizadas pela nossa parte, dando mote a uma acção conjunta na continuação do projecto por parte de outros, no futuro.
É ponto assente que, antes da realização de qualquer estudo para o projecto, numa primeira fase, é necessário realizar uma limpeza das margens da ribeira, removendo todo o lixo, entulho e plantas infestantes. Para tal, o conhecimento das espécies infestantes e das espécies ripícolas, que devem ser colocadas nas margens, é fundamental. O Arq. Rafael prontificou-se as fornecer-nos essa informação, a fim de podermos avançar.
Será neste último ponto que nos focaremos agora essencialmente, através da promoção de actividades que visem a sua realização.
Mais novidades virão em breve!!!
(Planta fornecida na sequência da reunião)
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Uma nova visita à ribeira...
O Nosso (Pequeno) Documentário…

No âmbito da nossa participação no concurso Faz Portugal Melhor, promovido pelo Jornal Científico Ciência Hoje, produzimos, ao longo do mês de Março, um pequeno vídeo sobre a situação-contexto actual da Ribeira de Santa Catarina, reflectindo ainda o trabalho já desenvolvido e o trabalho a desenvolver. Neste documentário, apresentamos ainda o que pretenderíamos desenvolver como produto final: um projecto digital para um futuro parque urbano no Entroncamento na zona envolvente à ribeira.
O vídeo já foi publicado e encontra-se disponível na plataforma Zappiens.
(clique na imagem para visualizar o vídeo)
O vídeo também está disponível no YouTube, clicando aqui.