segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Visita às nascentes …

No passado mês de Dezembro, o nosso grupo realizou uma visita pelas nascentes da Ribeira de Santa Catarina. Na companhia de alguns elementos da Associação de Moradores do Casal Sentista , Fontainhas e Covões, tudo foi mais claro .

DSC00639

Com esta visita, conseguimos visualizar que a ribeira inicialmente é um pequeno curso de água que nasce pelo meio das hortas e, à medida que o curso de água vai avançando pelo seu caminho, vai aumentando gradualmente o seu tamanho , não só com água pura da chuva, como também com águas residenciais.

Com esta visita pelas nascentes , conseguimos ainda visualizar alguma da vegetação que está na zona envolvente à ribeira …

DSC00651DSC00653

A ribeira, inicialmente descoberta, a certa altura do Entroncamento, fica coberta e, quando volta a ficar descoberta, as diferenças que esta tem são significativas .

O que inicialmente era um pequeno curso de água minimamente cristalina …

DSC00823

… passa a ser um curso significativo com água completamente turva e poluída …

DSC00254

O nosso projecto tem por objectivo mudar esta situação …

ajuda-nos

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A reunião com a Câmara Municipal

No mês de Dezembro de 2009, "os ribeirinhos" realizaram uma reunião com o responsável do departamento das obras públicas, da Câmara Municipal do Entroncamento.
Esta reunião revelou-se de grande importância para o desenvolvimento do nosso projecto, pois permitiu-nos obter mais informações importantes sobre a ribeira, tendo sido realçadas várias questões ambientais, sociais e geográficas. Ficou ainda estabelecido, nesta reunião, um compromisso entre o grupo e a Câmara Municipal, surgindo, deste modo, mais um caminho para o sucesso do nosso projecto. Um pequeno passo para a grande mudança: a recuperação da Ribeira de Sta. Catarina.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

As inundações do Entroncamento são um tormento para o casal Azevedo!


Como já referimos num post anterior, a ribeira provoca inundações em vários locais da cidade do Entroncamento.Estas inundações são um problema constante para o casal Azevedo, que se tem deparado com esta situação que se arrasta há vários anos…


Aqui fica um artigo do jornal “O Mirante” sobre esta situação-problema:

http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=422&id=60164&idSeccao=6505&Action=noticia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Contacta-nos!



Se tiveres alguma opinião, informação ou ideia, não hesites em contactar-nos através do nosso blogue ou email: projecto@os-ribeirinhos.us.to

Contamos com a vossa colaboração neste grande Projecto!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Ti, Ribeira...


A ti, ribeira tão maltratada e poluída,
a quem roubaram o céu azul e a água transparente,
nós queremos dar-te de presente,
de novo, o respeito, a liberdade e a vida.


Prof. Lucinda Mendes

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Poluição




A poluição é o maior problema que afecta a Ribeira de Santa Catarina. Esta poluição é proveniente de esgotos domésticos e também do escoamento das águas pluviais.
Nas margens da ribeira existe bastante lixo, nomeadamente, garrafas de vidro, plásticos, entulho e vários outros objectos em decomposição. Esta poluição põe em causa a saúde pública da comunidade local, provocando mesmo maus cheiros bem como outras situações desagradáveis para a população e para o equilíbrio do ecossistema em si.
Vamos então tentar encontrar soluções para este problema!!



Quando os nossos olhos se debruçam sobre as águas escuras da ribeira, o nosso coração fica apertado.
Lucinda Mendes

A “nossa” ribeira vai ser desviada!


A Câmara Municipal do Entroncamento iniciou um estudo para a construção de um sistema de desvio das águas da Ribeira de Santa Catarina para a Ribeira da Ponte da Pedra, através de um canal de nivelamento de caudal a construir na Rua Dr. Costa Machado, com vista a minimizar os efeitos da ocupação e impermeabilização dos solos. Esta obra poderá solucionar os problemas relacionados com as inundações provocadas pela ribeira.

Inundações provocadas pela ribeira

Desde há muito tempo que a população se tem deparado com as constantes e inconvenientes inundações originadas pela ribeira de Santa Catarina. O escoamento da ribeira numa vala coberta de secção rectangular bem como escoamento através de tubos, dentro da cidade do Entroncamento, levam a uma mudança no regime do caudal da ribeira, provocando inundações durante o período de precipitação mais intensa.

Este Inverno, a ribeira provocou, mais uma vez, inundações na nossa cidade, aqui ficam algumas fotos deste acontecimento!…